• Daniel Mendes

Como começar sua carreira de Designer Gráfico

Olá ! Seja bem vindo (a) ao meu primeiro post deste canal, onde pretendo passar minha experiência nesta área, que é muito ampla e bastante chamativa. Esta área que todos nós conhecemos como Designer Gráfico.


Aqui iremos abordar curiosidades, ferramentas e muitas práticas para que você possa também ( quem sabe ) se identificar com a carreira.






Primeiramente - Por que o Designer Gráfico ?


Essa é uma pergunta bastante pessoal, (que eu poderia falar de primeira mão) , que é uma área que tenho todo facinio, interesse e que gosto de paixão.

Mas vamos lá marcar uma série de fatores que podemos citar para responder esta questão:


  1. Uma área dinâmica - uma área que frequentemente está mudando e por isso é sempre recheada de desafios.

  2. Uma área ampla -Essa é uma área que aborda vários nichos em que você pode trabalhar. Podemos realizar tarefas especificas, tais como : criação de logos, criação de cartões de visita, panfletos, criação de artes para redes sociais, criação de páginas, edição de vídeos e muito mais.

  3. Você pode trabalhar como freelancer ou também como empregado, basta escolher o seu tipo de perfil de trabalho.

  4. É uma área que não para e uma das que mais cresce. Vimos que com a pandemia, houve a necessidade das empresas se destacarem no mercado online. As que não se adaptaram fecharam suas portas. As que se adaptaram hoje necessitam de pessoas que ajudem na divulgação de seus produtos. Houve a necessidade de atrair o seu público de maneira visual. Muitos trabalham criando artes para redes sociais . Setor que várias empresas tem investindo em pessoal capacitado.

  5. Você pode ser dono do seu próprio negócio e ganhar dinheiro com isso. Não vou dizer que vai ser fácil. Porém além do designer, vocÊ terá que estudar toda área administrativa, gerenciável e trabalhista que está escolha acarreta. Más não deixa de ser uma abordagem lucrativa.

  6. Você pode trabalhar como parceiro de profissionais que trabalham na área ou áreas relacionadas.

  7. É uma área que te permite ter liberdade. Porém tenha cuidado para não se perder nas diferentes opções que a área pode te dar e acabar caindo como refém do seu próprio trabalho.

  8. É uma área rendável. Você pode receber bem. A partir do momento que você está capacitado para isso e não tenha medo de cobrar pelo seu trabalho.





Possiveis salários


O designer gráfico ganha, em média, R$ 3.050,26* pra 43 horas semanais de trabalho, de acordo com dados do CAGED.


Porém salários como free lancer podem ser maiores de acordo com sua experência e ou número de ferramentas que o profissional consegue trabalhar.


Por onde começo ?


1 - Conheça as suas habilidades - A área de designer é uma área muito ampla.

Teste suas habilidades e identifique a área que você mais gosta e que você se sinta mais a vontade de trabalhar. Isso torna-se o seu diferencial para se destacar no mercado.


2- Após identificar a habilidade que mais vocÊ se identifica está na hora de fazer a mesma crescê-la. Como ? Treine todos os dias, estude, faça cursos ( como os quais eu recomendo na aba cursos) e muitos outros sites e até mesmo no próprio Youtube. Você tem várias oportunidades de ter maior crescimento na internet. Pesquise .


3- Estude também outras áreas - você precisa saber lidar com outras áreas relacionadas ao seu negócio. . Ainda mais se você quiser ser empreendedor(a). Tais áreas como administração, marketing, precificação, leis trabalhistas, entre outras. Não estou falando para você se tornar PHD nestas áreas que citei . Porém é bom ter um conhecimento em cada uma ou ter pessoas que possam te auxiliar nesses aspectos.


4- Caso você queira ser emprendedor do seu negócio, formalize o mesmo. Crie o CNPJ para o seu serviço e evite perder trabalhos por causa disso. Isso torna seu trabalho mais profissional e mais chamativo.


5 - Tenha um Portifólio - É através do Portfólio que seus clientes ou até mesmo empregadores vão poder saber de suas habilidades e para quais áreas as mesmas estão voltadas . Cuide portanto do mesmo . Ele será seu cartão de visitas.

É iniciante ? Crie seu portfólio através de projetos fictícios e aos poucos você pode ir trocando pelos que você for fazendo para seus clientes.


6- Tenha um site - O mercado está praticamente todo online. As melhores oportunidades estão na internet. É no seu site onde você pode contar a sua história , contar sobre o seu serviço , mostrar os seus clientes, seus contatos. Enfim, é uma oportunidade de vocÊ atrair o cliente para o seu negócio de uma maneira mais profissional;


7- Faça o seu marketing - Com suas próprias habilidades, faça trabalhos para amigos, vizinhos e familiares. Peça para que os mesmos o recomendem. Use sua criatividade. Crie canais de divulgação na internet, para que possa chegar cada dia em mais pessoas.


8 - Invista no seu negócio - Tem dinheiro ? Compre um bom bom computador.

Tenha sempre disponivel um bom provedor de internet . Ou seja , separe sempre um dinheiro para você alimentar o seu negócio .


9 - Invista em você - Qaunto maior conhecimento, vocÊ terá uma melhor prática e com certeza você adquirá maior experiência. E quanto maior experiência, você terá condição de cobrar melhor sobre o seu trabalho. Invista sempre em conhecimento.


Pra você iniciante ou você que queira se atualizar no mercado deixo sempre no Campo Cursos do meu site , cursos atualizados de designer e outras ferramentas que possam ajudar a vocÊ no seu trabalho. Vai lá e confira!


Então, espero que tenha gostado deste post. Deixe o seu feed-back logo abaixo. Isso vai ajudar e muito nosso trabalho . Por aqui então vou ficando ! Até o próximo post ! Grande abraço !


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo